All for Joomla All for Webmasters

Google Play encontrava-se a distribuir 500 aplicações maliciosas

Google Play encontrava-se a distribuir 500 aplicações maliciosas

A empresa de segurança Lookout revelou ter descoberto mais de 500 aplicações maliciosas que se encontravam a ser disponibilizadas na Google Play Store. Esta aplicações continham um spyware que, uma vez instalado, podia comprometer os dados dos utilizadores.

Segundo a empresa de segurança, cerca de 500 aplicações maliciosas estariam a ser disponibilizadas na loja oficial da Google, mas o mais preocupante encontra-se no facto de as mesmas terem sido descarregadas mais de 100 milhões de vezes.

As aplicações em causa foram entretanto removidas da loja, mas não sem que antes tenham potencialmente causado danos nos utilizadores que as instalaram. As mesmas possuíam em comum o facto de conterem uma versão maliciosa do Igexin no código, uma ferramenta que permite facilitar a ligação das aplicações com redes de anunciantes de publicidade.

A versão maliciosa foi modificada pelos atacantes de forma a abrir vulnerabilidades no sistema Android, permitindo assim um fácil acesso remoto ao equipamento. As aplicações em causa eram sobretudo pequenos jogos destinados ao público jovem, no entanto também fazia parte da lista aplicações de clima, rádio pela internet, editores de fotos e software de saúde.

Os utilizadores que tenham descarregado alguma das aplicações maliciosas devem brevemente receber uma notificação da Play Store a informar da situação.

Fonte do Artigo

About The Author

Related posts

Deixe uma resposta